Palimpsestos
- Rodrigo Bartz
- 4 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2020
Alguns devem estar se perguntando: Por que Palimpsestos?
Você sabe o que é?
Pois bem, para explicar melhor, vou colocar um trecho da obra homônima de Gerard Genette "Palimpsestos: a literatura de segunda mão":
"Um palimpsesto é um pergaminho cuja primeira inscrição foi raspada para se traçar outra, que não a esconde de fato, de modo que se pode lê-la por transparência, o antigo sob o novo. Assim, no sentido figurado, entenderemos por palimpsestos (mais literalmente hipertextos), todas as obras derivadas de uma obra anterior, por transformação ou por imitação. Dessa literatura de segunda mão, que se escreve através da leitura, o lugar e a ação no campo literário geralmente, e lamentavelmente, não são reconhecidos. Tentamos aqui explorar esse território. Um texto pode sempre ler um outro, e assim por diante, até o fim dos textos. Este meu texto não escapa à regra: ele a expõe e se expõe a ela. Quem ler por último lerá melhor".
E é exatamente essa minha ideia. Releituras, crônicas, poemas, textos, uma troca, em que se possa ver "por transparência" minhas intertextualidades e que também possa intertextualizar com ideias dos outros.

Comments