top of page

Introduções baseadas em obras

  • Foto do escritor: Rodrigo Bartz
    Rodrigo Bartz
  • 6 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Introdução baseada no romance “O amor nos tempos do cólera” de Gabriel García Márquez.


O romance do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de literatura), O Amor nos Tempos do Cólera, desenrola-se no período de transição do século XIX para o século XX.

O enredo relata a história de Fermina Daza, filha do comerciante Lorenzo Daza, que vive um romance com Fiorentino Ariza. Ao descobrir os vestígios desse amor, o pai de Fermina decide separar de vez o casal de adolescentes fazendo com que sua filha se case com o doutor Juvenal Urbino, médico respeitado e bastante admirado na região por ser uma das únicas autoridades locais empenhadas na luta contra a proliferação da cólera, em epidemia na época, que acaba quase dizimando toda a cidade.

Com o coração em ruínas, o apaixonado Fiorentino teve de tocar sua vida, mas sem nunca deixar de alimentar o amor não correspondido, de certa forma, que sentia por Fermina Daza.

A partir dali e pelos próximos cinquenta e um anos, todos os seus esforços seriam a fim de reconquistá-la, até conseguir, finalmente, viver ao seu lado.

Introdução 1

Na obra “Amor nos tempos do cólera”, romance do escritor colombiano Gabriel García Márquez, além da paixão interrompida entre os personagens principais, é retratada a destruição de uma cidade a qual sofre com a proliferação de cólera. Embora seja uma obra ficcional, o romance apresenta de forma verossímil – o que uma pandemia é capaz de causar, principalmente, quando fora de controle. Metáforas à parte, tal situação se assemelha ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na história do livro, com estratégias de combate ineficientes, doenças epidêmicas – como, por exemplo, a dengue – alastram-se por todo território, o que afeta a sociedade não só em questões relacionadas à qualidade de vida, mas também ao alto gasto de dinheiro público para o tratamento dessas enfermidades.


Tenha como tarefa diária ler, pelo menos, 1 hora por dia. Não dói nada. No final, vai perceber que isso fará toda diferença. Valeu? Espero que tenham gostado. Logo tem mais, acompanhe-nos. Grande Abraço. Até mais

Professor Rodrigo – RB Grupo de Redação.

 
 
 

Comentarios


  • redação

  • dicas de leitura

  • Literatura

  • textos

  • crônicas

Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado por acessar nossa página!!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page